Quando, finalmente, você decide que irá começar a se exercitar e se matricular em uma academia, descobre que antes é obrigatório fazer uma Avaliação Física.

Você tem duas opções: achar que é algo burocrático e chato ou saber da real importância da avaliação física.

Já de antemão, te adianto que, a avaliação física completa, que você precisa fazer, é essencial para uma correta avaliação do seu perfil e assim, consequentemente, para a elaboração do plano de treino ideal para você.

Dessa forma, ela é totalmente necessária para que se determine a sua condição física e quais os tipos de exercícios você pode realizar. Além disso, ela também é ótima para marcar o início das suas atividades e, posteriormente, servir como um documento de comparação de suas medidas.

Por isso, é interessante realizá-la periodicamente, assim você poderá acompanhar seu progresso e verificar o que é necessário alterar nos seus exercícios.

Neste artigo você terá informações sobre a avaliação física, como e quando ela deve ser realizada.

O que é uma avaliação física?

De uma maneira geral, avaliação física e prescrição de exercício formam um combo que deve andar junto.

Quando você realiza uma avaliação vários fatores serão analisados, podendo ser feitas análises mais pontuais ou de forma mais completa.

Primeiramente, são realizadas as medidas físicas, como peso, altura, dobras cutâneas, para assim determinar o percentual de gordura, por exemplo.

Também são feitas medidas de força, resistência, capacidade cardiorrespiratória e avaliação funcional dos movimentos.

Perguntas como histórico de doenças, cirurgia e lesões complementam a avaliação. Assim, é possível com um programa de avaliação física junto com a determinação do objetivo da pessoa, elaborar um programa de treinamento.

Como e quando devem ser realizadas as avaliações físicas?

As avaliações sempre devem ser realizadas por profissionais habilitados na prática, geralmente licenciados em Educação Física.

Esse profissional é aquele que irá fazer a mensuração dos parâmetros citados e assim, elaborar um plano individual e adequado de treino para você.

É claro, que ele também pode vir a indicar outros profissionais para que você alcance o seu objetivo, como por exemplo, um Nutricionista.

Você pode fazer uma avaliação física online ou uma avaliação física na academia, por exemplo. Há academias que oferecem a primeira avaliação física grátis.

Mas, como ela irá servir como parâmetro inicial de suas medidas, ela é interessante de ser realizada periodicamente, por exemplo, de 3 em 3 meses ou sempre que você quiser mudar o seu objetivo com o treino que está executando.

Dessa maneira, se um programa de treino foi elaborado e estabelecido que sua duração é de 8 semanas, você deverá realizar uma nova avaliação no fim dessas 8 semanas.

Assim, é possível fazer uma avaliação sempre correta e respeitando o nível de condições físicas do indivíduo. Não fazer a avaliação pode levar a conclusões precipitadas e construção de um próximo plano de treino inadequado.

A importância da avaliação física para a pratica de atividades físicas é clara, por isso, ela deve ser realizada, inevitavelmente, antes do início de qualquer programa de treinamento, ou seja, antes de você começar a praticar qualquer tipo de exercício físico.

Mais artigos como esse em nosso blog.

One Thought on “Avaliação Física: entenda a sua importância!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *