calculo aposentadoria

Um dos benefícios previdenciários que são concedidos aos cidadãos trabalhadores brasileiros é a aposentadoria, que se configura aplicável a partir do momento que o profissional se encontra incapacitado de desenvolver as suas atividades convencionais para geração de renda, tendo do estado a oportunidade de receber mensalmente repasses financeiros para cobrir a carência sentida. Para saber quando você consegue se aposentar você precisa realizar o calculo aposentadoria.

No caso da aposentadoria por invalidez é necessário realizar o calculo aposentadoria?

Sendo ele destinado aos profissionais que, mesmo antes de ter a idade e outros pré-requisitos necessários para alcançar a aposentadoria, se encontram impossibilitados de trabalhar, por problemas de saúde.

Para te ajudar a aprender mais sobre como funciona a aposentadoria por invalidez e ainda quem pode receber essa aposentadoria, preparamos hoje um material completo que traz todas as informações a respeito para você. Quer ficar por dentro de tudo? Então, vamos lá!

Aposentadoria invalidez acidentária

A aposentadoria por invalidez direitos abarca alguns tipos principais de aposentadoria por invalidez, sendo uma delas a aposentadoria por invalidez acidentária. Esse tipo de aposentadoria diz respeito à lesão ou doença que a pessoa tem associada ao trabalho em si, não sendo exigido nesse caso que a pessoa tenha o período mínimo de carência, indo logo a aposentadoria por invalidez diretamente.

Esse tipo de situação, em que a pessoa sofre lesão ou doença desenvolvida no ambiente de trabalho, mesmo que seja infeliz, é algo que pode ser comum e que é sempre considerado para qualquer trabalhador brasileiro, onde o empregador recolhe mensalmente do trabalhador contribuições que garantem a devida assistência em benefícios de direitos para riscos eventuais, mas em casos graves, onde a pessoa se encontra invalidade, se confere a aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria invalidez comum

O tipo considerado como aposentadoria por invalidez comum ocorre de forma mais geral, sendo utilizado para todos os segurados do Regime Geral da Previdência Social, sendo a pessoa doente de doença contraída fora das atividades desenvolvidas no trabalho, mas estando dentro do tempo de contribuição do RGPS e ainda com o período de carência cumprido, que é de 12 meses completos para ter direito a aposentadoria por invalidez.

Se a pessoa não tiver contribuído por esse tempo, independentemente do que se passe com ela e do grau de sua doença, se ela se encontrar estática, a previdência social não irá ampará-lo e a pessoa ficará sem o benefício da aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria invalidez trabalhador rural

Por fim, existe a aposentadoria por invalidez para trabalhador rural, devendo ser considerada de forma semelhante aos demais tipos de aposentadorias por invalidez. Observa-se para esse tipo a necessidade de comprovar carência através da prova do exercício de atividade rural se a pessoa sofrer invalidez por doença comum, não precisando provar carência em caso de invalidez acidental, devendo apenas demonstrar a espécie do trabalho rural.

Além desses tipos de aposentadorias por invalidez, cada tipo de aposentadoria traz tipos específicos e ainda existem situações especiais que podem ser observadas a luz das leis, levando em consideração também reformas, que podem ajudar ou prejudicar o indivíduo. Por isso, o ideal é ser acompanhado sempre por um profissional capacitado, um advogado previdenciário, em todos os processos feitos, garantindo segurança e qualidade de aposentadoria.

No caso da aposentadoria por invalidez, o beneficiário não precisa realizar o calculo aposentadoria. Precisa apenas ter carência de 12 meses de contribuição.

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog e leia mais.

Leave a Reply