Em diversas ocasiões, é importante conseguir que o solo fique compactado e, quando se fala em o que é compactação, fala-se justamente nesse processo.

Os motivos pelos quais se precisa deixar o solo compacto são variados e podem estar associados à construção civil. De fato, na maioria das vezes, é isso o que acontece.

o que é compactação

No entanto, saber o que é compactação também é algo comum na zona rural, onde as pessoas precisam de solo em determinadas condições para que se faça pastos, por exemplo.

A seguir, entenda um pouco mais sobre o que é compactação e como ela acontece.

Conteúdo

Imprescindível para as ruas

Nem todos sabem, mas é preciso aprender o que é compactação quando se tem a intenção de asfaltar qualquer parte. Isso porque não dá para colocar o piche quando o sol não está devidamente nivelado e, mais do que isso, quando há vestígios de umidade.

Sendo assim, aprender o que é compactação tem extrema importância para que se possa desenvolvera malha rodoviária, por exemplo.

Infelizmente, é bem comum que as pessoas fiquem insatisfeitas com o asfalto colocado em alguma região porque ele ficou estufado, rachou e outros problemas.

Geralmente, isso ocorre porque os responsáveis pelo asfalto não compreendiam o que é compactação ou não seguiram isso quando estavam aplicando o piche na área da rua.

Importante também para as construções

Entender o que é compactação também é de extrema necessidade quando se trata de construção civil. Isso porque toda construção só se mantêm firme quando é levantada sobre um terreno devidamente cimentado.

Para que isso aconteça, é necessário que esse terreno também seja nivelado e que haja menos umidade, já que a presença dela pode afetar bastante a segurança das estruturas.

Considerando isso, é claro que se deve aprender o que é compactação: é com esse processo que o solo reduz a sua umidade e que ele fica completamente do mesmo nível, facilitando a colocação das estruturas que sustentam as construções.

Como ocorre a compactação

Além de saber do que se trata compactar o solo, vale a pena entender mais como é que isso acontece. A intenção é diminuir o que é chamado de porosidade, ou seja, a compactação serve para que os poros, por onde a umidade passa, sejam reduzidos.

É isso que faz com que o terreno tenha menos umidade e, consequentemente, torne-se mais seguro para a construção civil.

Uma vez que o terreno é compactado, também é comum que ele fique nivelado. Com certeza, isso facilita grandemente o trabalho dos construtores, além de garantir maior firmeza aos prédios e às casas.

Aliás, vale falar que o nivelamento é fundamental quando se está construindo todo tipo de imóvel, mesmo que ele seja térreo. Afinal, mesmo esse tipo de lugar pode ficar instável e as consequências para quem o ocupa são sempre graves.

Como se vê, é bem fácil compreender porque a compactação do solo é tão importante: porque ela tem participação fundamental na segurança de qualquer imóvel e de quem vai ocupa-lo.

Aluguel de compactador de solo

Para quem aprender o que é compactação, mas não tem ideia de qual é o equipamento que faz isso, trata-se de algo chamado de compactador de solo.

A sua aparência é bem semelhante à de um trator, com uma roda de grandes proporções e que é pensada justamente para que uma quantidade grande de terra seja compactada ao mesmo tempo.

Inclusive, contar com uma compactadora é algo prático, que faz com que todo o terreno fique preparado em uma velocidade bem maior.

Venha saber mais sobre o que é compactação! É só você fazer uma visita ao https://i-debut.org!

Leave a Reply