protese dentaria

As próteses dentárias são indicadas para repor um ou mais dentes na boca, proporcionando uma vida mais saudável e normal às pessoas.

Poder comer um delicioso churrasco com a família e sorrir sem medo não tem preço! Vamos conhecer os principais tipos de próteses dentárias.

Os principais tipos de próteses dentárias

As próteses dentárias podem ser fixas ou móveis, dependendo da necessidade do paciente. Vamos conhecer os seus principais tipos:

  • Próteses totais: feitas de resina acrílica, as próteses totais conseguem devolver as feições naturais da pessoa, bem como a mastigação e fala correta. O problema dessa prótese é que ela perde um pouco de estabilidade na boca, comprometendo um pouco da estética, gerando um desgaste maior no material.
  • Próteses parciais removíveis: são usadas em pacientes que ainda possuem alguma dentição na boca. As próteses então são fixadas nos dentes remanescentes através de uma estrutura metálica. Esse tipo de prótese proporciona uma boa mastigação ao paciente, bem como uma estrutura que funciona. O único inconveniente, é que a pessoa pode demorar a adaptar-se com ela, deixando também a parte estética comprometida.
  • Próteses parciais removíveis tipo flex: feitas com poliamida ou de silicone (removível), elas dispensam a necessidade de usar metais e grampos. Esses modelos oferecem conforto, sensibilidade e leveza ao paciente. Os únicos problemas dessas próteses é que elas podem ter um custo maior e uma durabilidade menor (com o tempo podem sofrer pigmentação).
  • Próteses overdenture: podem ser colocadas tanto na parte superior como na inferior da boca, ficando bem fixas na boca. São colocadas por meio de próteses de teflon ou de metal, e também por meio uma barra soldada sobre os implantes.
  • Próteses protocolo: podem ser usadas tanto na parte superior como inferior da boca, sendo feitas de titânio. São colocados pinos de titânio que substituem a raiz dos dentes. Porém, o processo de adaptação a esse implante pode ser demasiadamente demorado.
  • Próteses em implantes cerâmicos: são feitas com porcelana ou cerâmica, oferecendo mais naturalidade ao visual, bem como durabilidade, menor desgaste e acúmulo de partículas de sujeira. Existem próteses que são feitas também de zircônia, onde o dentista consegue imprimi-la em 3D.

Outros tipos de próteses menos usadas

  • Coroa de porcelana: é ideal para quem precisa somente de um dente que está em falta, possibilitando a criação das características funcionais e estéticas de cada paciente. Ela pode ser feita tanto em resina como em porcelana.
  • Próteses sobre implantes: fixadas em pinos de titânio e feitas de porcelana, essas próteses são mais duráveis e esteticamente mais bonitas.
  • Ponte fixa: tem a função de substituir um ou mais dentes em falta, porém, não é muito utilizada devido à eficácia dos implantes dentários modernos. Para sustentar a ponte fixa, os dentistas precisam desgastar os dentes ao redor para firmarem-na na boca, o que pode ser uma desvantagem.
  • Inlays, overlays e onlays: quando há uma perda de estrutura dentária, esses procedimentos são os mais indicados. Cada uma delas reconstroem os dentes danificados, seja por causa de cárie, fratura ou parte danificada.

Somente um dentista profissional poderá indicar e aplicar protese dentaria correta em cada paciente, obtendo-se assim um resultado satisfatório permanente.

Leia mais em nosso blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *