Hoje em dia, muita gente fala sobre fazer psicólogo e sobre como isso é positivo para a vida, ao mesmo tempo em que há várias pessoas que fazem questão de falar que adoram psicanálise. Contudo, você sabe dizer qual a diferença entre psicologo e psicanalista?

Se não souber, não se desespere: a maioria das pessoas nem mesmo sabe que se pode apontar qual a diferença entre psicologo e psicanalista.

qual a diferença entre psicologo e psicanalista

Para quase todos os que fazem algum tratamento psicológico, a sensação é de que tudo é acompanhamento com psicólogo, mas não.

Para que você tenha mais sabedoria ao escolher que tipo de tratamento vai escolher, fique sabendo já qual a diferença entre psicologo e psicanalista de maneira bem clara.

Um está inserido no outro

Quando se fala sobre qual a diferença entre psicologo e psicanalista, não dá para negar que ambos têm uma ligação. Na realidade, uma coisa está inserida na outra.

A psicanálise está inserida na Psicologia, o que quer dizer que o conceito de psicanalista está inserido no conceito de psicólogo.

Para ficar mais fácil explicar qual a diferença entre psicologo e psicanalista, a última é uma divisão da primeira, elaborada por alguém que todos conhecem: Sigmund Freud.

Assim, tem-se a Psicologia e ela conta com diversas correntes de atendimento, sendo a psicanálise uma delas. Isso quer dizer que o psicanalista é sim um psicólogo, mas que atende unicamente com base na perspectiva freudiana.

Qual a diferença entre psicologo e psicanalista: como isso se mostra na prática?

Da forma como foi dito acima, pode parecer que descobrir qual a diferença entre psicologo e psicanalista é algo que fica apenas no campo utópico.

No entanto, verdade é que esse conceito impacta bastante a forma como as pessoas são atendidas. Afinal, a psicanálise de Freud tem suas particularidades, como o foco na avaliação do inconsciente.

De acordo com Sigmund Freud, todas as condutas das pessoas, inclusive os seus distúrbios, têm a ver com o que ela armazena no seu inconsciente. Muitas vezes, isso tem a ver com coisas das quais elas nem se lembram, como fatos de sua infância.

Inclusive, ao falar sobre qual a diferença entre psicologo e psicanalista, isso é algo importante a se destacar: o psicanalista costuma dar bastante atenção ao que aconteceu há anos com esse acidente, como fatos que ocorreram na escola, a relação com os pais, etc.

Diferente disso, outras correntes da Psicologia abordam perspectivas diferentes, como é o caso da jungiana, que tem como foco fazer com que o paciente identifique e retorne ao que é considerado a sua essência.

E qual a diferença entre psicologo e psicanalista com relação ao preço?

Levando em conta que o psicanalista é sim um tipo de psicólogo, não deveria haver tanta diferença com relação ao preço das sessões.

No entanto, a verdade é que, provavelmente devido ao status que a psicanálise tem, os especialistas acabam cobrando mais pelo seu tratamento.

Vale dizer que existe a chance de as pessoas conseguirem fazer tanto a psicanálise quanto outras vertentes no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para que isso seja possível, o paciente precisa fazer o agendamento de uma consulta com generalista na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua casa.

Durante essa consulta, o paciente tem de pedir ao generalista o encaminhamento para o CAPS e, tendo o papel em mãos, é necessário ir até a recepção da UBS e entregar esse documento.

Após, o próprio CAPS mandará uma mensagem comunicando a abertura de vagas para a terapia , valendo dizer que o tempo até que esse contato aconteça não pode ser mensurado.

Você fica por dentro de qual a diferença entre psicologo e psicanalista visitando nosso https://i-debut.org!

Leave a Reply